segunda-feira, 21 de março de 2011

Nota sobre o 19 de Março na praça de Marituba

 

No dia 19 de Março de 2011, se realizou (pela metade) um pequeno/grande festival de bandas, sob a batuta da rádio Umari (através do programa de rock “Rock Time”) com mais de 15 bandas.

 

O festival mostrou a diversidade cultural da periférica cidade de Marituba, suas bandas autorais e sua cultura underground.

 

O que se viu?

 

Um boicote?

 

Apesar de todos os problemas burocráticos envolvendo o evento, mais uma vez o descaso do estado, aliando a cultura repressora policial se juntou e por vezes tentou calar uma manifestação digna.

Pode se falar que houveram brechas para isso, mas cancelar um evento desse porte, a céu aberto, de caráter cultural, foi sem dúvida um grande golpe político e uma lastimável arrogância das instituições que executam a Lei.

 

Resistência?

 

Horas depois, alguns músicos se juntaram, tocaram violões e cantaram suas frustações e desejos, logo depois a banda “Surgidos do Nada” estampou sua atitude, colocando sua bateria no centro da praça (metros do palco do evento) e a cultura de rua, underground, irrepressível prevaleceu, todos tiveram seus momentos, do punk à mpb, o que todos queriam eram gritar, ensurdecendo uma país que não aprendeu a lidar com as diferenças.

 

De João Leno Lima (banda Propulsores).

21-03-2011

0 comentários:

Blogger templates