Via (Valor Econômico)
Em 2011, as vendas de discos em vinil tiveram seus melhores resultados em seis anos, segundo a Official Charts Company, que complia os principais rankings musicais oficiais do Reino Unido.
Em relação a 2010, o aumento foi de 40%, representando um total de mais de 240 mil discos vendidos. No ano passado, foram 234 mil no mesmo período. O pico de vendas foi em 1975, quando 91,6 milhões de discos foram vendidos. Naquele ano, figuravam no ranking nomes como Elton John, Led Zeppelin e Pink Floyd.
Quem lidera a lista de 2011 é a banda Radiohead (“The King of Limbs”), seguido da cantora Adele (“21”) e o novo grupo de ex-integrantes do Oasis, Beady Eye (“Different Gear Still Speeding”).
Se as vendas continuarem nesse ritmo, as vendas chegarão a 300 mil unidades, marca alcançada pela primeira vez desde 2005, quando chegou-se à marca de 351 mil.
Nos principais mercados consumidores de música, discos de vinil retornaram às prateleiras. Em tempos de pirataria e música digital, o vinil tornou-se objeto de culto por parte de colecionadores, que valorizam a qualidade sonora superior ao MP3 e o design gráfico de capa e encarte.
Os dez vinis mais vendidos são:
1) The King of Limbs - Radiohead
2) 21 - Adele
3) Different Gear Still Speeding - Beady Eye
4) Suck It and See - Arctic Monkeys
5) Let England Shake - PJ Harvey
6) Bon Iver - Bon Iver
7) Submarine - Alex Turner
8) Director's Cut - Kate Bush
9) Build a Rocket Boys - Elbow
10) Nevermind - Nirvana
0 comentários:
Postar um comentário